segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Princípios da Estratigráfia

Princípio da Horizontalidade dos Estratos - os estratos sedimentares formam-se horizontalmente, isto é, depositam-se horizontalmente à medida que vão chegando à bacia de sedimentção por efeito gravítica.




Principio da Sobreposição - Numa sequência estratigráfica não deformada, um estrato mais recente sobrepõe-se a um estrato mais antigo, o que significa que os estratos serão tanto mais antigos, quanto mais profundos se encontrarem e tanto mais recentes quanto mais superiormente se encontrarem numa sequência estratigráfica.



Principio da continuidade lateral - Em diferentes pontos da Terra pode haver a mesma sequência estratigráfica, mesmo faltando um elemente tem a mesma idade, ou seja, é a correlação dos estratos distanciados lateralmente.




Principio da identidade paleontológica ou do sincronismo - Dois estratos apresentam a mesma idade se apresentarem os mesmos fosséis de idade.




Principio da Intersecção - sempre que um estrutura é intersectada por outra, a que intersecta é mais recente.




Principio da inclusão - o estrato que apresenta a inclusão é mais recente que os fragmentos do estrato incluido.



Principio do actualismo ou das causas actuais - "o presente é a chave do passado" ou seja, os fenómenos geológicos existentes na actualidade são identicos as que ocorreram no passado. Os acontecimentos geológicos do passado, explicam-se através dos mesmos processos naturais que se observam na actualidade.

Sem comentários: