terça-feira, 11 de novembro de 2008

Biozonas

Uma biozona (uma unidade biostratigráfica) é um corpo rochoso (por exemplo, um conjunto de estratos geológicos) definindo ou caracterizado estratigráfica e geograficamente com base no seu conteúdo fossilífero. Existem vários tipos de biozonas (de extensão, de associação, de intervalo, de abundância, de linhagem), todos eles definidos com base em fósseis.

Cada biozona, em concreto, é definida de acordo com a especificidade do registo fóssil correspondente (biozonas de amonites, de trilobites, de corais, de gastrópodes, etc.), dos objectivos do estudo e da experiência e perspectiva de investigação dos estratígrafos envolvidos na sua definição.

Uma biozona pode ser definida com base na ocorrência dos fósseis de um táxon específico (biozona de extensão), pelo intervalo entre o aparecimento de um dado táxon e o desaparecimento de outro (biozona de intervalo) ou ser caracterizada pela ocorrência de uma determinada associação fossilífera (biozona de associação), etc. O nome de cada biozona é dado com base no táxon (normalmente de categoria género ou espécie) que define ou que melhor caracteriza essa mesma biozona.

Bibliografia consultada dia 11/11/2008:

http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Fossilindex/Fossilindex.htm

1 comentário:

Paulo Assim disse...

Obrigado, Rui, pelo nome do filme.
Estava a ver que ninguém me ajudava.
Vi-o há muito tempo, na RTP, e achei-o muito bom.
Obrigado mais uma vez.